Roteiro Inacabado

"O que você faria se não tivesse medo?"A pergunta visitava sua mente de minuto em minuto, em uma repetição enlouquecedora. Procurava centenas de respostas, mas, no fundo, já sabia."Arriscaria para ser feliz".E foi assim que ela resolveu.

28 de abr. de 2008

Relações Neuróticas

Vou te falar o que você pensou já saber mas não sabe não. Falarei daquela relação neurótica, que você já repetiu tantas vezes que não quer mais. Mas não consegue sair, fica amarrada por uma corda que desconhece, fica sufocada, chora e grita. Mas não sai.


Vocês brigaram mais uma vez no telefone, numa conversa sem pé nem cabeça que terminou de madrugada. Ele desligou o telefone com raiva e disse nunca mais querer falar com você. Você acredita que a culpa é dele e ele, claro, que a culpa é sua. Mas isso é irrelevante, o fato é que não dá certo, e isso é a única certeza que você tem.

A briga aconteceu há 4 dias atrás e ele até agora não deu as caras. No começo você ficou aliviada, e disse chega! Não quero mais, discurti! Perdi o tesão! E desde então tem se repetido estas palavras como se fosse uma reza, seja no carro, no chuveiro, ou cozinhando feijão. Mas o fato é que não deixa a bateria do celular descarregar e checa os seus e-mails a cada 15 minutos. Não quero mais, você repete. E diz que ele é isso e aquilo, e liga pras amigas pra falar mal dele.

Aí pensa que já que decidou que não quer mais, deveria falar isso pra ele. Pra não ficar um clima ruim entre nós, você diria. Poderia também usar a desculpa do "vou deixar as suas coisas aí na portaria" acreditando que esse gesto simbólico irá te libertar das amarras dele. Como se um CD, uma camiseta surrada e uma escova de dentes já gasta pudessem realmente te libertar. Mas tudo isso só reflete que no fundo você ainda está vivendo a relação.

Então pensa que o melhor é agir com cabeça fria e botar em prática tudo que tem discutido na terapia. "Poxa, o que a gente viveu foi tão bonito, não queria que acabasse assim, a gente pode ficar amigo". Mas você sabe que na verdade faria isso só para provocar nele uma reação, que você nem consegue imaginar qual seria. Aí pensa que melhor assim do que ele te ligar pra dizer, numa boa, que acha melhor que vocês fiquem separados. Isso lhe cortaria o coração. Mas se você já decidou que não quer mais, porque lhe cortaria o coração? Porque na verdade você apenas decidiu que quer não querer mais, o que é bem diferente de realmente não querer mais. E querer não querer mais nem te serve como consolo porque nada indica que isso fará com que de fato você não queira mais.

Então a outra opção é não ligar mesmo e deixar a poeira baixar. Mas o que fazer com esta ansiedade? Como dormir com um barulho destes? Aì você volta a dizer que se falar pra ele que a relação acabou, numa boa, você irá se sentir melhor e não ficará mais ansiosa. Mentira. Porque no fundo você ainda sonha que ele possa aparacer pra redimir o amor de vocês, que irá dizer que agora tudo será diferente, que ele reconhece isso e aquilo, que sabe que errou. Mas quantas vezes vocês já brigaram? Mas será que eu já esgotei todas as minhas energias? você perguntaria. Será que tentei mesmo tudo?

Você desconfia que alcançou o seu limite, mas não está certa disso. Alcançar o limite é como um orgasmo, quando acontece não há dúvidas. Então se há dúvidas é porque não alcançou ainda o limite e ainda tem esperanças. Vou então ligar pra ele, dizer que eu reconheço isso e aquilo, que agora vai ser diferente, e blá, blá.. Mas só de pensar nesta opção você se sente rídicula e teme que no momento que você se abrir e se mostrar frágil ele irá te falar, na boa é claro, que é melhor que vocês sejam amigos. E essa possibilidade, dentre todas as outras, é a que mais assusta. Então se assusta, é porque você está muito longe do não querer mais.

Aí você pensa que talvez tenha então que usar de algumas estartégias inteligentes para.. para o que mesmo? Se você não vê qualquer futuro possível juntos, pra que usar de estratégias? Para sair disso com classe e sem dor, você argumentaria. Ha! Pode esquecer! A possibilidade de sair disso sem dor é inexistente. Mas e se eu ligar e for verdadeira? E se eu disser "olha me custa muito dizer isso porque eu ainda gosto muito de você mas é melhor a gente dar um basta nesta estória. Por favor não me procure mais." Mas se é pra ele não te procurar mais, pra que ligar pra ele pra pedir isso? É como ligar pra dizer "estou ligando pra dizer que já não mais ligarei.."

Bom, então é melhor não ligar, você conclui, e se deixar ficar nesse limbo o qual já não pode nomear. Limbo. Você está no limbo, que é aonde moram todas as relações neuróticas que nunca conheceram ou a muito já deixaram o aconchego do coração.

Um comentário:

Embala Tudo! disse...

Vem cá,tu me conhece?Pra escrever o que eu penso,tipo,há milênios,mais claramente 3 anos?hehe
Parabéns pelo texto. ;DD
1a vez que leio e já viciei!