Roteiro Inacabado

"O que você faria se não tivesse medo?"A pergunta visitava sua mente de minuto em minuto, em uma repetição enlouquecedora. Procurava centenas de respostas, mas, no fundo, já sabia."Arriscaria para ser feliz".E foi assim que ela resolveu.

18 de ago. de 2010

O Novo, já nasce velho

A vida ensina, sempre. Independente de idade, sempre há descobertas e surpresas para todos nós. Nem todas agradáveis.
Sofrimento, dor e choro foram companheiros inseparáveis por um tempo. Portanto, posso dizer que, além de ter sobrevivido (e de ser um pouco exagerada), aumentei muito meu estoque de sabedoria.
Claro que algumas das coisas que digo que aprendi, na realidade eu já sabia. Simplesmente não as enxergava e precisei de muita bronca, conversa e terapia pra abrir os olhos.
Parecem descobertas óbvias, e até são, mas o caminho que me fez chegar a essas conclusões, não foi nada óbvio.

Essas são só algumas dessas descobertas nas quais prometi pensar mais daqui pra frente:

* Não posso querer que as pessoas ajam como eu agiria se estivesse no lugar delas. Assim como não posso esperar que sempre aceitem ou entendam minhas ações.

* Mesmo duas pessoas se gostando muito, não significa que elas vão conseguir ficar juntas por muito tempo.

* Se eu quero, eu posso e consigo.

* Recordar nem sempre é viver, às vezes é perder tempo.

* Um sonho alcançado nem sempre será tão legal quanto imaginávamos.

* A incerteza em relação a um desejo pode nos mostrar que tal desejo nunca tenha sido uma certeza, como se pensava.

* Não posso sempre querer entender e consertar minhas relações que não dão certo. Muitas vezes não há o que fazer e preciso me conformar com isso, mesmo que me incomode muito.

* Preciso parar de buscar o perfeito, para buscar o certo.

* Posso querer falar e desabafar, mas nem sempre os destinatários estão dispostos a me ouvir. Preciso guardar minhas opiniões só pra mim e isso não pode me incomodar.

* O tempo cura quase tudo, mas pode demorar muito a passar.

* Muitas e fortes emoções podem tirar o foco de questões mais importantes da vida.

* Pessoas que não externam seus sentimentos costumam ser mais difíceis de lidar.
* Nunca vou corresponder cem por cento às expectativas dos outros, e isso não pode me fazer sofrer.

* Inovar pode causar arrependimentos, ao contrário do que se costuma pregar por aí. O que não significa que vá permanecer sempre tudo igual.

* Maturidade não é uma questão de idade.
* Preciso aprender a ouvir mais e falar menos quando estou perto de pessoas pouco conhecidas.

* Não existe beleza padrão.

* Perguntar demais pode ser “over”, pois o perguntar não garante nenhuma verdade ou nenhuma reposta.

* Preciso parar de me preocupar com os “e se...?” da vida.

* Com o tempo as pessoas mudam (às vezes para pior), e enxergar isso em vez de se prender a uma imagem errada, é um processo complicado.

* Indecisão pode representar uma enorme perda de tempo.

* Preciso delimitar meu espaço de forma radical, já que alguns não conseguem enxergar quando preciso ficar sozinha no meu canto.

* Posso e devo ouvir opiniões e conselhos, mas a palavra final sempre tem que ser a minha, mesmo indo de encontro a tudo que me foi dito.

Nenhum comentário: